sábado, 11 de abril de 2009

Fazendo Muito com Pouco

Hoje me lembrei de um evento curioso, ocorrido há muitos anos atrás. Eu estava ministrando um curso sobre o tema software educacional e, como de costume, preparei uma seleção do que havia de mais novo em termos de software gratuito. Entre os sofisticados ambientes e ferramentas estava um tímido programinha russo chamado GeoHTML (http://www.fegi.ru/geohtml/). Trata-se de um programa especializado na criação de links mapeados no HTML. A idéia básica é que você pode partir de uma imagem qualquer e, usando o GeoHTML, definir áreas sobre a imagem (polígonos, retângulos e círculos) que se transformam em links, ou seja, quando você clica na área ela lhe remete a um endereço que você indica. A idéia não é nova, já existe no HTML há muito tempo, mas o software faz isso de uma forma muito simples (veja a ilustração).


Autor da ilustração da anatomia: Patrick J. Lynch
disponível na Wikimedia Commons


Esse programinha fez um sucesso tremendo! Mais do que todos os outros juntos. Imagine o que você pode fazer com isso em termos educacionais. Como na figura exemplo, dá para mapear as partes do corpo humano. Cada link pode conduzir a uma página que explica aquela parte, ou até para uma nova figura ampliando e detalhando a área específica (que pode ter novos links). Você pode usar mapas geográficos ou outras coisas que imaginar. Em um material nosso sobre objetos de aprendizagem apresentamos mais alguns detalhes da proposta: veja aqui.
Hoje fiquei feliz ao ver que o antigo programa ainda continua rodando no meu computador. Apesar do sucesso que fez com os professores, eu mesmo nunca apliquei com os alunos =). Compartilhe aqui novas idéias e experiências com esta abordagem de mapeamento de HTML.

Um comentário:

  1. Olá Professor André!

    Parabéns pelo Blog!
    E principalmente por este post. Eu estava precisando de um programa que fizesse justamente isso. Já indiquei a URL para meus alunos.

    Lembro ainda que, um programa similar ao GeoHTML é o CuteMAP.

    Abraços,
    Luiz

    ResponderExcluir