quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cultivando Tangerinas no Ziplock

Esta fotografia abaixo -- em que crianças de uma escola cultivam sementes de feijão e girassol em um saco de ziplock com uma toalha de papel umedecida -- me lembrou imediatamente de uma idéia antiga. Sempre pensei na fotografia digital como um meio privilegiado de capturar certos fenômenos do mundo que acontecem de forma tão lenta, que são imperceptíveis em um curto espaço de tempo. Assim acontece com o crescimento de uma muda. Os sacos de ziplock são perfeitos para se visualizar a planta inteira, inclusive a raiz, durante o processo de crescimento.
baggies.jpg
Veja sobre esta imagem no blog: The Momo Blog

Então tomei a decisão de fazer o cultivo. Busquei e li na Web alguns experimentos do mesmo tipo e verifiquei que usualmente é referenciada a semente de limão. Tentei o limão e o resultado você vê na fotografia abaixo; abri uma dúzia de limões e nenhuma semente.

Me irritei com os limões e parti para a tangerina (o parente mais próximo que achei na geladeira =). O resultado deu certo! Tentei também maçã e feijão. O feijão cresce rápido e morre rápido; a maçã dura mais que o feijão, mas também não durou tanto tempo. Você pode ver fotografias quase diárias neste álbum:



Este experimento serviu como tema base para um tópico sobre experimentação científica, na disciplina de Introdução ao Trabalho Científico da Unifacs, em que eu sou um dos autores. Fiz um vídeo para a disciplina onde detalho como cultivar a tangerina no ziplock:


2 comentários:

  1. Faltou a trilha:

    tttttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanngerrrrrrrrrrrrrrrrrrrina é melhor do que laranja!

    Nem acredito que o blog saiu..rs

    Saudades,
    Agnes

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs

    Tá faltando a música da tangerina para completar o cenário mesmo =) Mas na falta da original esta sua trilha em formato texto está perfeito.

    Pois é, saiu mesmo! E você foi uma das responsáveis.

    ResponderExcluir