Shizuku é uma adorável adolescente de quatorze anos mas, ao contrário de suas amigas, é impulsionada por uma inquietude interior, que a faz querer algo mais e a torna diferente. Ela lê, compõe e canta e, entre a pilha de livros para ler nestas férias, descobre que alguém tem tomado emprestado os mesmos livros que ela. Alguém como ela?
Uma brisa lhe sussurra grandes sonhos no coração, e então você entende que se decidir ir buscá-los nunca mais poderá ser o mesmo.
"Por que eu tive que mudar?
Eu costumava ser uma criança boa e honesta.
Mesmo quando eu estou lendo um livro não sinto a mesma empolgação de antes.
Agora é como se alguém sussurrasse no meu coração, dizendo que eu não posso continuar assim."
 |
Encontros e desencontros da adolescência (fonte: dvdactive) |
A rebelde Shizuku vive em seu pequeno mundo este dilema. O coração de uma adolescente, entre a descoberta de seu primeiro amor e a sua visão tão singular do mundo, nos cativa a acompanhá-la em uma jornada pessoal. O mundo particular de Shizuku, que navega entre o real e suas estórias, o gato de muitos nomes, encontros e desencontros da adolescência, as amigas, a família, a paciência do seu pai:
"Tudo bem, Shizuku. Você vai fazer o que acredita.
Mas será difícil encontrar seu próprio caminho.
Se alguma coisa acontecer, você não terá a quem culpar."
 |
O gato de muitos nomes (fonte: Collider) |
Mas há também o sonho de Seiji, seu primeiro amor, de se tornar um mestre artesão de violinos. Um encontro de dois espíritos singulares, cujo amor impulsiona o florescimento de seus talentos. Como pode seu desejo de crescer individualmente se sintonizar com aquele de se doar? Seiji sonha em estudar na Itália.
 |
Excursões de Shizuku (fonte: fanpop) |
É um filme construído sobre cenas belas, sensíveis e comoventes. Os cenários parecem obras de arte. A sonorização se compõe perfeitamente com as imagens na construção das cenas. Do aconchego das casas, aos pássaros nas ruas tranquilas, ao movimento dos carros nas rodovias movimentadas.
A primeira vez que assisti a um desenho do Estúdio Ghibli como este (
A Viagem de Chihiro) eu tive a impressão de nunca ter visto um desenho animado antes na vida. Tal como Chihiro, este desenho impressiona não apenas pela beleza das imagens, mas por não infantilizar seu enredo e cair no maniqueísmo de bonzinho e malvado.
 |
Nasce um livro: Se você escutar atentamente (fonte: fanpop) |
"Se você escutar atentamente", uma estória dentro da estória; o livro de Shizuku. Este título impressionante tem o poder de nos trazer uma síntese da jornada aos seus olhos.
Não é um desenho só para crianças. Não apenas pelo excelente enredo, mas porque me trouxe boas recordações da ingenuidade e pureza do amor vivido na adolescência. Terminei este filme com o espírito renovado.
Você não deixará de se surpreender no trajeto desta doce estória. E se lágrimas brotarem na cena em que Shizuku canta ao violino de Seiji, então seremos dois =)
 |
Shizuku canta ao violino de Seiji (fonte: dvdactive) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário