quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Por Detrás de Seus Olhos - A Sangue Frio

HS1of4 300 De repente, "a autora" entra na sala. Ela me convida a ler, é um tipo de sedução, uma batalha, e eu não consigo resistir. Ela me arrasta para uma mente, para os olhos de outra pessoa. Eu posso perceber seus pés e seus sapatos, e olhar seu mundo. Eu tento lutar para me manter! Eu tenho minhas crenças e preconceitos, minha visão arrogante do mundo. Eu penso que estou correto. Mas ela quer ir bem mais longe, e eu não posso resistir. Há a ternura e inocência do começo dele, então o sofrimento, a injustiça. Eu fui capturado na rede. "A autora"  me transformou em seu personagem, tornando-me capaz de olhar o mundo "por detrás de seus olhos". Há este irresistível impulso de ir como ele em direção a estes atos impensáveis. Isto é o que eu estava procurando: a improvável experiência de "o leitor".

A Sangue Frio de Truman Capote não pode ser reduzido a um "livro de assassinato". É um livro sobre a vida, invocada de volta das cinzas por uma descrição magistral da rotina diária de Holcomb. Mas é também uma porta que bate na cara, encerrando a trilha da vida sem aviso prévio. Sussurrando em seu ouvido, a morte não tem planos.

Capote conduz este livro com competência. Ele me pôs por detrás de diversos olhos, começando pelos habitantes da tranquila Holcomb, sua rotina e expectativas, seus sofrimentos e alegrias. O mundo é Holcomb. Eu posso senti-los, eu posso entendê-los e viver suas vidas. Mas há também as vidas de Dick e Perry, os assassinos. Paulatinamente Capote o leva para as suas mentes e visões de mundo, desde o princípio. Ele projetou a estória como um encontro de vidas e a explosão que transborda para todos os lados, a família, os conterrâneos, os forasteiros. Um prisma de centenas de estórias.

O horror do encontro entre mundos e a saga para encontrar uma explicação, uma consolação, um motivo para esquecer, perdoar e retornar à vida.

Um comentário: